Não há dúvidas que nos dias que correm a Internet é quase como um bem essencial. É necessária no desempenho das nossas funções profissionais, é fundamental nas nossas relações sociais, na prática já não podemos nem sabemos viver sem ela!
Já sabemos igualmente que no que diz respeito à vida profissional no geral e a muitos negócios em particular, um site é uma ferramenta de extrema importância.
Todos nós, que partilhamos conteúdo, fazêmo-lo com a intenção que chegue ao maior número de pessoas e não fique restrito à nossa esfera familiar e de amigos mais próximos.
Mas, então, o que fazer e como fazer para que isso aconteça?
Sabes que há estratégias que podem ajudar?
Chama-se SEO (Search Engine Optimization) a um conjunto de técnicas que facilitam a optimização do teu Site, Blog ou Página Web e que vão facilitar o seu posicionamento orgânico em motores de busca como, por exemplo, o Google, ou seja, visitas que recebes de usuários que fizeram a busca espontânea ao invés de o fazer por meios de publicidade.
Importância da Optimização SEO num Site
Todos nós procuramos informações na Internet e como tal deixo desde já uma questão no ar: tens “paciência” para percorrer páginas e páginas do Google à procura de uma informação que necessitam?
Acredito que a resposta seja, em larga escala, não! Porque efetivamente não há paciência para isso….
Se eu te disser que uma dessas estratégias é ter um blog? Sim, um blog! Também ele otimizado, dá dinamismo à página.
Se te preocupares em escreveres artigos com conteúdo que responda às principais dúvidas dos visitantes e apresentares o teu produto/serviço como o caminho ou a resposta, será já um bom ponto de partida.
Mas, independentemente de teres ou não um blog, vem daí comigo saber sobre algumas das principais estratégias para que o teu conteúdo esteja nas páginas iniciais do Google.
Estruturar o teu Site através da criação de um SiteMap
Um Mapa do Site trata-se de um documento em texto que é elaborado com a intenção de agilizar o processo de indexação de conteúdo em motores de busca como o Google.
Os motores de busca “limitam-se” a ler textos e, como tal, a verificação feita por estes deve ser feita dessa forma.
Porquê chamar-lhe Mapa? Porque nele vai constar a Estrutura do Site, as Páginas e vão estar identificadas as atualizações.
Em WordPress, podes instalar o plugin YOAST SEO e ativar o Sitemap, colocando-o depois no Google Search Console, e terás uma ótima ajuda nesta tarefa que não é de todo fácil.
Planear é palavra de ordem
Sabes para quem estás a escrever, o que procura o teu público, o que disponibiliza a tua concorrência?
Identifica e regista palavras e/ou frases-chaves que são procuradas pelo teu público e que serão por isso relevantes na hora de disponibilizar conteúdo.
Podes utilizar, por exemplo, uma ferramenta como Keyword Planner, do Google Ads para teres uma noção da competitividade e volume de procura das palavras/frases-chave que pretendes utilizar.
Importância do Conteúdo
Neste campo deves ter em conta algumas particularidades que vão ter um papel essencial no destaque do teu conteúdo.
Depois de identificadas as frases/palavras-chave, usa-as no teu site, blog ou artigos, tanto no conteúdo em si, como em títulos e subtítulos.
Aposta num texto atrativo e de fácil leitura, e numa estrutura de fácil navegação e que chame a atenção do usuário.
Não te preocupes em disponibilizar conteúdo longo desde que esse conteúdo seja relevante, educativo e original.
- utiliza listas
- frases curtas e espaçadas
- textos organizados com destaques, títulos e subtítulos
- links internos e externos
- imagens (mas sem esquecer de lhes dar nome)
Chama-se a isto critérios de Legibilidade, importantes na experiência do leitor com o teu conteúdo.
Instala o YOAST SEO
Caso trabalhes com WordPress o Yoast Seo é possivelmente o teu melhor aliado. Trata-se de um plugin exclusivo do WordPress e é responsável por avaliar o desempenho das páginas dos sites nos motores de busca.
Na prática vai analisar vários pontos do conteúdo como os que destaquei anteriormente (práticas SEO e Legibilidade), avaliando todos os aspectos através de um sistema de cores e dando dicas de melhoria nos aspectos que estejam menos bem!
Posso recomendar leres o artigo “Como otimizar os seus posts com o plugin”, pois vai ajudar-te não só com a sua instalação mas também a funcionar com a ferramenta na sua totalidade.
A Internet por si só não chega!
Um website por si só não chega!
Um blog por si só não chega!
Se partilhas conteúdo e queres que este chegue ao maior número de pessoas não te esqueças do conteúdo deste artigo! Pode parecer complicado, e não é fácil de todo, mas vale muito a pena pelo sucesso do teu negócio!
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