Pinterest: como e onde adicionar palavras-chave

No Pinterest, o perfil, os álbuns e os pins são pesquisáveis. Por isso, se queres alcançar bons resultados deves usar palavras-chave no Pinterest. Assim, o teu conteúdo tornasse otimizado e aumentarás a probabilidade de aparecer na pesquisa do teu público-alvo.

Parece complicado? Não te preocupes, hoje vou explicar-te:

  • Como podes encontrar as palavras-chave certas para a tua marca
  • Onde colocas as palavras-chave no Pinterest para obter o máximo de resultados

Vamos a isso!

PALAVRAS-CHAVE NO PINTEREST

Já deves ter ouvido falar sobre a importância das palavras-chave para rankear, por exemplo, um artigo de blog nos mecanismos de pesquisa do Google (SEO). Mas, sabias que essas mesmas práticas podem (e devem) ser aplicadas no Pinterest?

Antes de te explicar como e onde adicionas as palavras-chave no Pinterest, começo por noções mais básicas.

O Pinterest não é uma Rede Social. É uma plataforma de pesquisa visual!

Em poucas palavras, pensa no Pinterest como o Google – os utilizadores escrevem na barra de pesquisa o que procuram e o Google fornece o conteúdo que corresponde à pesquisa. O Pinterest funciona da mesma forma. Como é que o conteúdo aparece na pesquisa do Pinterest? Palavras-chave!

As palavras-chave no Pinterest são palavras populares pesquisadas pelo teu nicho na plataforma. Quando utilizas uma determinada palavra-chave nos teus pins, os utilizadores podem encontrar o teu conteúdo quando pesquisam essa palavra-chave. Portanto, se na barra de pesquisa escreveres “Marketing de Redes Sociais”, o Pinterest exibirá pins que possuem essa palavra-chave nas suas descrições.

Se não utilizas palavras-chave no teu perfil e nos teus pins, estás a minimizar a oportunidade de as pessoas encontrarem os teus pins. O Pinterest é um motor de pesquisa e as palavraschave são vitais para aumentar a exposição do conteúdo aos utilizadores!

COMO ENCONTRAR AS MELHORES PALAVRAS-CHAVE NO PINTEREST

O melhor lugar para encontrar palavras-chave relevantes para determinado nicho é no Pinterest.

Entra na tua conta, clica na barra de pesquisa e escreve um tópico sobre o qual o teu nicho possa pesquisar no Pinterest.

Vamos a um exemplo prático! Imagina uma Coach de Negócios que tem um blogue sobre “dicas de negócios” e o seu cliente ideal é uma proprietária de um negócio que procura orientação para desenvolver o seu projeto.

Neste caso, a Coach teria de pesquisar uma palavra ou frase relacionada com a àrea de negócio como “dicas de negócios” (apenas “negócio” é muito amplo e pode ser difícil classificar). Ao escrever na barra de pesquisa, o Pinterest sugere outras palavras ou frases populares e relevantes com base no termo de pesquisa. Essas são as palavras-chave a usar.

Palavras-chave Pinterest 2

Ao pressionar “Enter”, o Pinterest fornece uma barra com palavras-chave mais pesquisadas e relacionadas ao tópico!

Também, deves usar os blocos de palavras sugeridas para criares novas palavras-chave de cauda longa.

Alguns exemplos:

  • dicas de negócios em casa
  • dicas de negócios lucrativos
  • dicas de negócios para abrir
  • dicas de negócios online

Importante: as palavras-chave de cauda longa (com três ou mais palavras) são mais específicas e ajudam a alcançar um público com interesses ou necessidades específicas. Através destas palavras o conteúdo pode ter melhores resultados.

ONDE COLOCAR PALAVRAS-CHAVE NO PINTEREST

Agora que já tens a tua lista de palavras-chave mais populares (relacionadas com o teu nicho), deves utilizá-las em lugares estratégicos do teu perfil para otimizar a tua conta Pinterest.

Perfil

Começa por adicionar palavras-chave no teu nome de exibição.

Exemplo: Focus Virtual | Assistente Virtual | Pinterest Marketing e Redes Sociais

Em seguida, na secção “sobre o teu perfil”, escreve uma descrição rica em palavras-chave que fale sobre o que fazes e para quem fazes. Para fazê-lo, deves clicar em “Editar Perfil”. 

Títulos e Descrições de Álbuns

A pesquisa de palavras-chave no Pinterest ajuda-te a descobrir quais tópicos o teu público-alvo pesquisa e quais palavras-chave utilizam para procurar a resposta às suas dúvidas/interesses/necessidades.

Depois de descobrires os temas que:

  • Ajudam o teu público-alvo de alguma forma
  • Atraem pessoas para os teus serviços/produtos

deves criar álbuns ricos em palavras-chave que servirão de recurso para a tua audiência encontrar incentivo, inspiração e informações.

Além disso, evita títulos pouco específicos porque ninguém os procura! Por exemplo, em vez de “Negócios” usar “Dicas de Negócios para Mulheres Empreendedoras”.

Alguns utilizadores do Pinterest esquecem-se de incluir palavras-chave nas descrições dos álbuns. É uma oportunidade de otimização que não deve ser deixada de lado!

Usa uma combinação de frases ou palavras-chave de cauda longa relacionadas com o tópico do álbum.

Exemplo:

Palavras-chave Pinterest 4

Títulos e Descrições de Pins

Tal como nos álbuns, é essencial que incluas palavras-chave nos pins. As descrições ajudam o Pinterest a categorizar os Pins, por isso escreve palavras-chave ricas separadas por vírgulas. É o suficiente para obteres os melhores resultados.

Agora que te deixei algumas dicas sobre palavras-chave no Pinterest, começa a tua pesquisa. Usa as palavras-chave certas e terás um Pinterest totalmente otimizado para ser encontrado por novos utilizadores todos os dias!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assistência Virtual

Olá, sou a Tânia

Sou empreendedora e fundadora da Focus Virtual.

Ciente que administrar um negócio próprio por vezes pode ser duro e solitário e tendo presente que um profissional nem sempre pode ter tempo, conhecimento ou simplesmente não ter interesse em realizar determinada tarefa, surgiu o meu interesse pela Assistência Virtual.

Aqui, no meu blog, encontrarás conteúdo sobre empreendedorismo, marketing digital e webdesign. Inspira-te!

Categorias

×